Se tem uma coisa a qual tenho me dedicado nessa fase de "doméstica" é à arte culinária. Tenho testado várias receitas, recriando dos bons restaurantes que frequento por aqui e até inventado alguma coisa por conta própria (o que marido não aprova, já que ele sempre pede para repetir o prato, mas, como fui acrescentando coisas pelo cheiro, não consigo lembrar os ingredientes, logo, nunca fica igual).
No restaurante daqui onde moro (The Vineyard), um dos nossos pratos favoritos (depois do chicken raviolli with mushroom sauce) é o chicken Piccata (ou filé de frango a Piccata). Depois de alguns testes, acabei de jantar a perfeição (sem falsa modéstia porque estava realmente MUITO BOM).
PS: As medidas abaixo são aproximadamente o que eu usei, pois como disse, costumo cozinhar "a gosto".
Ingredientes:
- 02 peitos de frango em filé fino (eu pego um pedaço de papel manteiga e espanco o bichinho até ficar fino, mas se você preferir pode cortar ao meio);
- Sal e pimenta do reino;
- Farinha de trigo (aqui chamada de all-purpose flour);
- Manteiga;
- Óleo de oliva;
- 1/3 copo de suco de um limão;
- 1/2 copo de caldo de galinha;
- 1/4 vinho branco;
- 1/4 copo de alcaparras (lavadas);
- 1/4 copo de salsinha picada.
Modo de Preparo:
Tempere os filés de frango com sal e pimenta e passe-os na farinha (ambos os lados). Reserve.
Numa frigideira, esquente o óleo e a manteiga. Quando a manteiga derreter, coloque o frango. Deixe por quatro minutos (ou até ficar dourado) e depois vire o lado. Tire da panela e reserve.
Enquanto isso, misture o suco de limão, o caldo de galinha, o vinho e as alcaparras numa tigela. Use a mesma frigideira (economia de louça!) para fazer o molho (basta jogar essa mistura lá e mexer).
Volte o frango pra panela e deixe cozinhar por uns cinco minutinhos (não mais!). Ponha o filé no prato, acrescente parte da salsinha no molho, jogue o molho sobre o frango e decore o prato com o que sobrou da salsinha.
Voilá! Prático, rápido e delicioso!
Sugestão de acompanhamento: macarrão do tipo cabelo de anjo.